
Eu sou discípulo ou apenas um religioso?
Meus amigos e irmãos, Talvez hoje você possa até se perguntar o porquê saber se hoje eu sou um discípulo ou
Apenas mais um religioso, mas é importante saber que as igrejas estão cheias de pessoas religiosas, cheias de pessoas Comprometidas com homens, com doutrinas, com o exterior, ou seja, grandes templos, grandes festas, mas nada comprometidas com Jesus, com os ensinamentos de Jesus e com o interior dos homens. Hoje é fácil nós irmos a cadeias e encontrarmos muitos filhos de pastores, muitos homens e mulheres que conhecem a palavra de Deus, mas que em grande parte de sua vida estavam envolvidas com religiosidade e não com discipulado. Mas a opção de se tornar um discípulo também tem que ser tomada individualmente, temos a escolha de
nos tornamos discípulos ou religiosos. Quando paramos para analisar o que é religião, constatamos que ao longo dos anos a religião se tornou nada mais que um fardo para as pessoas. Por quê? Todas as religiões do mundo são tentativas humanas de se achegar a Deus.
Nesta busca o homem tem feito muitos esforços, na verdade ele até que tem tentado com cerimônias bonitas e bem elaboradas, votos e promessas, sacrifícios e auto-sacrifício, ascetismo, moralidade e justiça próprias e tantas outras expressões de religiosidade e sabe o que a Bíblia fala de tudo isso?
- Tudo é inútil; Colossenses 2.20-23; "Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo,tais como: não toques não provem não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens? As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.
- É “trapo de imundície”; Isaías 64.6; "Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento nos arrebatam."
- Nada disso leva o homem a Deus, Deus veio ao encontro dos homens (João 1.14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai). “E é ai que entra o ser discípulo de Jesus, porque em Mateus 1.23 diz;” Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.” A religião cansa, Jesus descansa. Quando este Jesus se fez carne e habitou no meio de nós, ele preparava à discípulos e não à religiosos, ao lermos os evangelhos sabemos que Jesus tinha serias divergências ao lidar com religiosos de sua época, como os chamados de escribas e fariseus ao ponto de chamá-los de sepulcros caiados em Mateus 23.27; “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.” É preciso termos em mente e principalmente em nosso coração que a igreja não é um lugar de sepulcros caiados, e sim lugar de discípulos, de adoradores, de pessoas comprometidas com os ensinamentos de Jesus, não pessoas que por fora tenham boa aparência mas por dentro...por fora somos imagem e semelhança e por dentro? A Igreja é o corpo de Cristo (1 Coríntios 12.27) e como tal devemos dar testemunho de sermos verdadeiramente discípulos e seguidores desse Cristo. Mas como?
(dis.cí.pu.lo)
1 Indivíduo que recebe ensinamentos ou segue as idéias de um mestre
2 Aquele que aprende, que estuda (qualquer disciplina); ALUNO
3 Rel. Segundo os Evangelhos, cada um dos seguidores próximos de Jesus, a quem transmitiu seus ensinamentos; APRENDIZ; ALUNO.
4 Seguidor e continuador do trabalho de alguém; EPÍGONO.: discípulos de Jesus
5 Seguidor de um ideal, de uma filosofia, de uma virtude: discípulos da fé.
O discípulo estuda e segue; o religioso só estuda.
O discípulo vive pra ensinar; o religioso ensina sem viver.
O discípulo dá continuidade a obra de seu mestre; o religioso quer se tornar o mestre da obra.
Ninguém aqui está negando a vontade de um dia se tornar um mestre, mas só nos tornaremos amanhã bons mestres se hoje formos bons discípulos, Jesus além de ser um ótimo mestre nos mostrou o valor de também sermos bons discípulos, pois ele assim disse em João 14.23-24; “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.” Jesus tinha somente a preocupação de fazer a vontade de quem o enviou, tá ai uma boa pergunta, hoje você é discípulo de quem? Os ensinamentos que você recebe vêm da onde? Precisamos rapidamente despertar para a verdadeira vontade de nosso mestre, Jesus Cristo.
Que eu e você possamos nos tornar discípulos praticantes e não um religioso (mestre) omisso.
Que Deus te abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Respeitaremos todas as opiniões, e esperamos que os amigos leitores respeitem a linha de pensamento deste blog. Temos por linha não somente colocar aquilo que pensamos mas sobre tudo seguir aquilo que temos como base de fé e prática, a Bíblia. Obrigado. Adeilton Santos.